sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exposição Temática - "Tradições Ribatejanas"


















    O Autor, António José Godinho de Oliveira, nascido em Alcochete, no ano de 1932, recebeu, em 1956, os 1.º e 3.º prémios na “ I Exposição de Arte”, da Casa dos Empregados da Federação Nacional dos Produtores de Trigo (FNPT) e, em 1958, o 1.º prémio do II certame.


    Neste mesmo ano, foram-lhe atribuídas três Menções Honrosas, nos Concursos “Procura-se um Ilustrador”, promovidos pelo Diário Popular.
   Em 1974, participou na ilustração do Dicionário de Francês “Mon dictionnaire em images”, com cerca de setecentos desenhos.
    A exposição estará patente ao público de 31 de Maio a 30 de Junho, na biblioteca escolar.
    No dia 2 de Junho, realizar-se-á um Workshop ministrado pelo artista, para alunos do 3.º Ciclo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Revolução Republicana e o 25 de Abril




     No âmbito das comemorações do 36.º aniversário da Revolução dos Cravos, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, em parceria com o grupo Disciplinar de História, organizou, no dia 22 de Abril, uma palestra sobre o tema “A Revolução Republicana e o 25 de Abril ”. Foram palestrantes os professores, António Ventura, Mário Dias e Paulo Guinote. O Professor António Ventura, doutorado em História Moderna, dissertou sobre Aldeia Galega de Ribatejo pré-republicana, no contexto dos concelhos ribeirinhos da margem esquerda do estuário do Tejo. O Professor Mário Dias, mestre em História Regional e Local, debruçou-se sobre o tema da Republicanização do Concelho de Aldeia Galega do Ribatejo (1881 – 1910), e apresentou uma síntese da sua recente investigação, que resultará, muito em breve, no lançamento de mais um livro da sua autoria, sobre história local. O professor Paulo Guinote, doutorado em História da Educação, com a tese A Educação no Feminino (1900 -2000), apresentou um estudo sobre “As Conquistas Políticas das Mulheres da I República ao 25 de Abril”. Assistiram a esta palestra o senhor Vereador Renato Gonçalves e o Dr. Rui Geirinhas, assessor cultural da Câmara Municipal de Montijo.

Prova Distrital do CNL

                                                                                                                                                                                                                                            Realizou-se, no dia 19 de Abril, no Cineteatro João Mota, em Sesimbra, a prova distrital do Concurso Nacional de Leitura. A Escola secundária Poeta Joaquim Serra, que na primeira edição deste concurso, promovido pelo Plano nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, com a rede das Bibliotecas escolares e a RTP, alcançou o primeiro lugar na Prova Distrital e na Prova Nacional, na categoria de 3.º Ciclo, conseguiu, nesta edição organizada pela Biblioteca Municipal de Sesimbra, conquistar o 3.º lugar, na categoria do Secundário. O aluno, Diogo Vieira, premiado pelo conhecimento demonstrado em relação às obras seleccionadas, frequenta o 12.º ano do curso Científico-humanístico de Línguas e Humanidades.