segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NATAL 2011...na nossa Biblioteca!

Neste Natal 2011, a nossa biblioteca voltou a espelhar a alegria desta Época Festiva.
Para além dos trabalhos dos nossos alunos, que se destacam pela sua originalidade, de salientar a Campanha  Solidária 2011, que contagiou o nosso Agrupamento e que resultou na oferta de muitos cabazes a famílias  carenciadas. Estas fotos são um pequeno testemunho deste NATAL 2011!!!












BOAS FESTAS!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa um SANTO NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO!


Este é o Tema da nossa eleição, para 2012...

http://youtu.be/oOoJNcSuK_c

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Biblioteca Escolar - Calendarização das Atividades

Para saber mais sobre as atividades que se realizam na biblioteca escolar, da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, clique neste link:
http://pt.scribd.com/doc/75852333/ACTIVIDADES-NA-BE-CALENDARIZACAO

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O LIVRO DO MÊS...


O Principezinho
Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal (...), é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry  (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo), publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicada em 160 línguas ou dialetos.
No Japão, existe um museu dedicado à personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.
O pequeno príncipe pode parecer simples, porém apresenta personagens carregadas de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. A personagem principal vivia sozinha num planeta do tamanho de uma casa, que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversas personagens, a partir das quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.
O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere aos leitores quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles nos podem levar à solidão.
(…)
"Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

(...)
"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."
(...)
"Cada um que passa pela nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa pela nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."

(...)
        "O essencial é invisível aos olhos."
                                           

In,  Wikipédia